terça-feira, 11 de setembro de 2012

Concepção – Dicas para engravidar







Muitas mulheres desejam engravidar, mas por algum motivo algumas não conseguem realizar este sonho, grande parte das vezes é apenas uma questão de tempo e seguir algumas dicas básicaspara que consiga engravidar, já algumas situações é necessário buscar apoio médico especializado emconcepção. Grande parte das situações se resolve facilmente, evitando o estresse e se libertando da obrigatoriedade de engravidar. Não podemos esquecer que quando tomamos a decisão de ter filhos a primeira coisa a fazer é procurar o médico para realizar alguns exames imprescindíveis para avaliar as condições gerais de saúde do casal, com os resultados normais e o aval do médico será mais fácil a mulher conseguir engravidar, lembrando que o problema pode ser na mulher ou no homem. Nos comentários do texto sobre ciclo menstrual e dias férteis para engravidar sempre recebo perguntas como:
[...] queria muito engravidar agora, nesse mês. Pela contagem que conheço meus dias férteis serão de 16 a 19, gostaria de algumas dicas.
[...] estou nervosa, muito ansiosa, não estou conseguindo engravidar, já faz quase 1 ano.
Então, neste texto vou deixar as dicas específicas para dar melhores condições para que a fecundação aconteça, sabendo que primeiro é necessário ler o texto anterior para saber a data, os dias férteis, existe também um teste rápido para avaliar o dia mais fértil.
Uma coisa que é muito útil, inclusive já recebi comentários relatando casos que a mulher ficou muito tempo tentando engravidar e não conseguia, depois de colocar este método em prática o resultado foi certo, teste de gravidez positivo dentro de pouco tempo, é a posição depois da relação, as dicas simples para obter sucesso e engravidar:
  1. As relações

    - Devem ser feitas durante o período fértil de preferência em dias alternados, dia sim, dia não. O período fértil da maioria das mulheres é entre o 12º até 15º dia do ciclo menstrual.
  2. Abolir cremes vaginais

    - Evitar o uso de cremes vaginais, importante pois alguns deles possuem atividade espermicida e também dificultam a movimentação dos espermatozóides.
  3. Posição logo após a relação

    Depois da relação sexual e o esperma ter sido ejaculado no interior da vagina, a mulher deve permanecer por 20 a 30 minutos com as pernas em posição mais alta que o resto do corpo. Deitar e colocar dois travesseiros sob as nádegas, isso facilita o deslocamento dos espermatozóides pelo interior do útero em direção as tropas, útil também em casos de homens com esperma muito viscoso.
  4. Evite urinar por um período depois da relação

    - Procure urinar antes da relação para que possa ficar sem urinar por um período após a relação, evitando o carreamento dos espermatozóides.
  5. Alimentação saudável e alguns medicamentos simples

    - Tenha uma alimentação saudável e faça uso de medicamentos como ácido fólico, e o homem pode fazer uso de produtos contendo zinco e vitaminas. Elimine o álcool e fumo.
  6. Deixe a ansiedade de lado

    - A ansiedade diminui a possibilidade de engravidar, por isso faça tudo para manter uma relação sem obrigações e medos.
  7. As posições durante a relação

    - As posições que por gravidade o esperma possa percorrer o trajeto até as trompas devem ser preferenciais, optando por aquelas que o homem fique por cima.
Podemos destacar como sendo um ponto fundamental, relatado acima, a obrigatoriedade de engravidar, a mulher se culpa e a relação passa a representar um fardo, e não deve ser desta forma, tudo tem que ser natural, as coisas ocorrem quando menos se espera, deixe fluir normalmente que a gravidez acontece.




Conhecendo e controlando os riscos antes e depois de engravidar

Para a gravidez decorrer sem problemas e o bebê nascer saudável, a mãe e o pai precisam estar saudáveis.
O feto é mais sensível a danos entre 17 e 56 dias depois da fecundação, ou seja, nas primeiras semanas da gravidez.Controlar os riscos antes de engravidarpode garantir a segurança do bebê durante este importante período de tempo.
Caso a mulher ou o casal esteja utilizando algum método para evitar a gravidez, e quiserem suspendê-lo, é aconselhável falar antes com o médico.
gravidez.gif
A gravidez acima de 35 anos pode trazer mais riscos para a mulher e o bebê. A partir desta idade a mulher poderá, se o desejar, ter acesso  a testes de  diagnóstico pré-natal, realizados nas maternidades e serviços de obstetrícia dos hospitais.
Depois de engravidar o que devo fazer? Durante a fase de diagnóstico testes de gravidez, ultra-som e exame clínico são importantes para o diagnóstico definitivo, e esta pergunta muitas vezes surge por parte de algumas leitoras, os posts de teste de gravidez  podem ser úteis para esclarecer dúvidas de realização dos mesmos, seja os testes de gravidez de farmácia ou os testes beta HCG realizados no laboratório clínico, como o que eu trabalho, depois de feito o exame e detectada a gravidez é especialmente importante procurar o posto de saúde do município para fazer o acompanhamento da gestação com um médico.
O médico vai solicitar exames de sangue e urina, para avaliar a situação atual de saúde da futura mãe, exames de hepatite, HIV, rubéola, toxoplasmose, VDRL, EAS, hemograma, glicose entre outros, mais específicos podem ser solicitados, e a rede básica de saúde tem o dever de disponibilizar estes exames para as gestantes.

Teste De Ovulação – Saiba os dias mais férteis para engravidar

teste de ovulação é um importante aliado quando a mulher desejaengravidar, com este texto pretendo esclarecer algumas dúvidas sobre o teste de ovulação. E ainda ensinar como fazer o teste da ovulação que pode ser comprado  em qualquer farmácia. Quando é meu período fértil? Eu quero engravidar, quando acontece a ovulação? Como posso saber a data certa que ocorre minha ovulação? São algumas perguntas que tentaremos esclarecer neste texto. O teste da ovulação é útil, mas é necessário entender o processo chamado ciclo menstrual  para saber aproveitar as informações que o teste irá lhe oferecer.
Ovulação e ciclo menstrual
ovulação é um acontecimento que normalmente ocorre todo mês no organismo da mulher, onde ovário libera o óvulo (ovulação – devido ao aumento do hormônio LH), entrando, a partir deste momento em período fértil, estando desta forma propensa a engravidar caso tenha relação onde este óvulo possa entrar em contato com o espermatozóide.
É importante saber a duração do seu ciclo menstrual. Por exemplo, se a menstruação “veio para você” dia 5, devemos considerar que dia 5 foi o primeiro dia do ciclo menstrual. E quando termina o ciclo menstrual? Simples, se no outro mês a menstruação iniciar dia 3, conseqüentemente o ciclo anterior terminou dia 2, portanto esta mulher tem um ciclo de 28 dias. Se tiver um ciclo desregulado é necessário fazer um cálculo aproximado usando os últimos ciclos para ter um valor médio de dias do ciclo menstrual.
Depois que soubermos qual é a quantidade de dias do ciclo menstrual (ou uma média), vai ficar mais fácil entendermos e sabermos usar o kit para o teste de ovulação.
Os Hormônios
Os hormônios FSH e LH provenientes da glândula pituitária (no cérebro) influenciam o ovário para que ocorra a ovulação, e os hormônios ovarianos, estrógeno e progesterona influenciam os órgãos reprodutivos.
Normalmente no ciclo menstrual o hormônio Luteinizante (LH) se mantém abaixo de 20 mUL/ml, quando por volta de 14 dias antes do início de um novo ciclo, o hormônio LH aumenta consideravelmente, esta fase é a chamada “onda LH”. É neste momento que ocorre a liberação do óvulo, um ou mais, do ovário. Depois de 2 a 3 dias da ovulação onde ocorreu o pico máximo a onda LH retorna aos valores normais até que em um novo ciclo volte a elevar-se.
Quando Começar a Fazer o Teste?
Pronto, entendido até aqui, é hora de realizarmos o teste da ovulação para descobrir o período em que há melhores condições para obter sucesso e a fecundação ocorra. O teste vai definir o momento mais provável da ovulação.
Saber o dia certo para começar a coletar a urina para fazer o teste de ovulação é muito importante, para melhor visualizar e definir o dia, a tabela ao lado pode ajudar, depois de saber a duração do ciclo menstrual. Na primeira coluna temos os dias de duração do ciclo (explicado acima), na segunda coluna, veja os dias do ciclo para começar os testes. Por exemplo, se a duração do seu ciclo for de 28 dias (coluna esquerda) o dia ideal para começar a fazer os testes é o dia 12 (coluna da direita), ou seja, no décimo segundo dia do início da menstruação irá começar a fazer o primeiro teste, até que o resultado seja positivo (ver abaixo como fazer) e depois de 24 a 48 h irá acontecer a ovulação.
Como proceder para realizar o teste de ovulação
Geralmente os kits reagentes existentes no mercado possuem cinco tiras reagentesusadas para fazer o teste em cinco dias consecutivos.
Determinar um horário para realização do teste durante os cinco dias, de preferência no início da manhã, antes que se tome muita água para não tornar a urina muito diluída, coletando em um recipiente limpo (pode ser um recipiente qualquer que você tenha em casa, mas deve estar bem limpo e seco). Normalmente dentro dos kits reagentescomprados na farmácia possuem um recipiente para onde deve ser transferida a urina, depois a fita reativa que também está no kit, deve ser mergulhada na urina, até a marca indicada (respeitar o limite), 2 a 3 minutos depois ver o resultado do teste.
Se formar uma linha colorida na posição “teste” o resultado é positivo, se não desenvolver nenhuma coloração o teste é negativo. Caso positivo a ovulação ocorre normalmente 24-48 horas, mais freqüente dentro de 36 h . Por isso é importante fazer o teste no mesmo horário todo dia, desta forma poderá estar preparada para que a ovulação ocorra. Resultado lido depois de cinco minutos não tem valor.
Sabemos que a ovulação poderá ser irregular, dependendo do estado emocional da mulher ou nível de estresse, assim a ovulação pode não ocorrer sempre neste mesmo dia que foi detectado, nos próximos ciclos menstruais, por isso deverá repetir o procedimento.
———–
Quais são as limitações deste teste?
Este teste só funciona corretamente se os procedimentos forem seguidos conforme indicado nas bulas dos kits, com um nível de segurança de 98%, lembrando que não deve ser usado como um método anticoncepciona

Teste Gravidez em casa – benefícios, segurança e cuidados nos testes de farmácia

Os testes de gravidez realizados em casa apresentam vantagens, que fazem dele uma das principais opções para avaliação de gravidez, quando existe uma suspeita, tornado fácil a realização do exame, sem necessidade de marcar dia para fazer o teste, como no caso de um laboratório, e a aquisição do kit na farmácia para dosar o hormônio hCG, proporcionacomodidade para a paciente que vai realizar, além de que, o sigilo é preservado, um direito da mulher. Se for realizado conforme recomenda a bula, tomando os cuidados necessários previstos para o exame, apresentaresultado seguro. Com este texto pretendo fazer uma análise geral sobre este tipo de exame.
Nos testes de gravidez verificamos a presença do hormônio (gonadotropina coriónica humana, ou hCG) em amostra de urina. Níveis elevados de hCG são encontrados em casos de gravidez. Os testes comprados na farmácia, possuem resultados equivalentes aos exames feitos em laboratórios clínicos, se usado metodologia equiparada.
Existe o teste para saber se está no período fértil, ovulando. Quando o ovo fertilizado implanta-se, a placenta começa a desenvolver e liberar hCG na corrente sanguínea da mulher e passam também para a urina, nas primeiras semanas de gravidez, o índice de hCG dobra a cada 2 a 4 dias.
Os testes de farmácia para descobrir gravidez são encontrados em tipos diferentes de metodologia para realização do exame, uma delas, a vareta, que deverá ser mergulhada na urina, algumas marcas recomendam permanecer dentro do pote contendo a urina e outras recomendam mergulhar e retirar para ser “lida” e comparada, com os padrões de resultado presentes na bula do kit, se desenvolver cor na área do teste, a mulher está grávida.
Outro modelo de análise é conhecido como “sabonete”, pois é parecido com um pequeno sabonete de viagem, de um lado existe uma cavidade, ali deverá ser depositado algumas gotas da urina coletada em um fraco limpo e seco, a urina “corre” por uma membrana e quando passa por uma área teste desenvolve cor, acusando que a urina é de uma mulher grávida.
Existem outros métodos menos conhecidos que necessitam adicionar um pó ou líquido na urina e depois com outro dispositivo verifica cor. Todas as marcas recomendam que é necessário aguardar um certo tempo para leitura da fita ou “sabonete”, não “ler” antes do tempo previsto nem depois do tempo máximo escrito na bula, importante para alcançar um resultado correto.
a melhor urina para fazer o teste é a primeira, coletada pela manhã, proporcionando adquirir uma amostra com maior concentração de hormônios.

Segurança dos resultados de teste de gravidez de farmácia

A precisão destes testes realizados em casa pode variar para cada mulher, principalmente devido a mudança da quantidade de dias do ciclo menstrual, e da ovulação que pode mudar de um mês para outro, e também não podemos saber com certeza o dia que ocorreu a implantação do ovo fertilizado. E por fim, o teste utilizado pode variar, algumas marcas detectam uma quantidade “X” do hCG e outras detectam quantidades menores, quando presentes na urina.
Embora alguns testes de gravidez apresentem sensibilidade, ou “capacidade” de acusar uma gravidez, se existir, no primeiro dia de atraso da menstruação, a maioria deles são precisos e oferecem um resultado fortemente seguro, se for realizado depois do quinto dia de atraso menstrual. Se realizar o teste no primeiro dia de atraso menstrual e for negativo, o correto é aguardar o quinto dia de atraso menstrual e repetir o exame.

Benefícios do teste de gravidez realizado em casa

Os testes de gravidez de farmácia, para fazer em casa, possui apraticidade de ser encontrado na farmácia do bairro onde você mora, sem necessidade de apresentar receita médica, bem como, encontrar na internet, não sendo necessário se deslocar do seu lar para adquirir o produto, pode comparar preço, ver qual empresa vende mais barato e pedir o material, geralmente a entrega é rápida, para a maioria das regiões, claro que existem alguns lugares do país que a mercadoria demora mais para chegar. Além da comodidade, algumas pessoas prezam pelo sigilo, por vários motivos.
  como fazer o teste de gravidez em casa.

Cuidados na realização dos testes beta hCG em casa

O teste de gravidez em casa não apresentam riscos ou desconfortos para a paciente, o único problema é um erro na realização, e principalmente na leitura do teste.
Outro cuidado que deve ser observado, é se o teste der negativo ainda não descarte a possibilidade de estar grávida, conforme já dissemos na primeira parte deste texto, o dia certo de realizar o exame e a sensibilidade do teste devem ser respeitados, se depois disso o teste ainda for negativo seu médico deve ser procurado para esclarecer o motivo deste atraso menstrual. Se o teste se apresentar positivo deve procurar o profissional de saúde para fazer exames confirmatórios e acompanhamento da gravidez, e os exames do pré-natal.
Se a mulher apresentar dor abdominal, mesmo se tiver o teste de gravidez negativo, deve procurar seu médico, pode ser um caso de gravidez ectópica, quando o ovo fertilizado se fixa em um lugar diferente que o útero, e poderia até mesmo causar danos à trompa de falópio e surgir problemas sérios.
Por isso, cuidado e atenção ao realizar o teste de gravidez, para que possa alcançar um resultado confiável e preciso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário