terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pré - Natal na gestação e exames




Após descobrir que está grávida marque uma consulta com seu ginecologista o mais rápido que você puder.
Não é que você está correndo algum risco, é que quanto mais cedo você receber as primeiras orientações melhor para você e seu bebê e assim você já começa sua gestação com o pé direito.
Seu médico fará algumas perguntas para você sobre o seu estado geral e hábito de vida, doenças que já teve e as que sempre voltam. As doenças crônicas e alergias são importantes mencionar, bem como o uso de medicamentos. Durante a gestação alguns medicamentos não são recomendados e quem deve decidir sobre isso é o médico que vai te acompanhar durante esse período. Não decida nada sozinha.
O mais importante é revelar ao médico todas as informações a seu respeito, mesmo que algumas possam ser um pouco constrangedoras. Não fique com receio de dizer que é fumante ou que ingere bebidas alcoólicas com freqüência, ou até mesmo que já fez um aborto. Seu médico está preparado para receber qualquer informação que seja importante a seu respeito, ele não está lá para julgar ninguém e sim para ajudar você a ter uma gestação saudável.
E claro, prepare-se para informar a data da sua última menstruação, pois este dado vai ajudar o médico a calcular a data provável para o parto e com quantas semanas de gestação você se encontra. Vai verificar o coração e os pulmões através do estetoscópio. E também vai medir seu peso e pressão arterial, o que acontecerá em todas as consultas.
Ele poderá também fazer um exame ginecológico para verificar o tamanho do útero e a condição da pelve.
Ele vai pedir uma série de exames para você fazer. Os mais comuns são os de sangue e urina. Vou citar alguns mais comuns e dizer para que ele serve, vamos lá então:
-Hemograma (sangue): detecta possíveis anemias e infecções.
-Tipo de sangue (sangue): determina o tipo de sangue da mãe, e se o fator RH é negativo ou positivo.
-Glicemia (sangue): se houver taxa elevada persistente pode ser indicativo de diabetes durante a gestação.
-Rubéola (sangue): se a taxa for elevada indica que a paciente é imune à doença, se for baixa recomenda-se não ficar exposta ao vírus da rubéola.
-Toxoplasmose (sangue): detecta os anticorpos para a toxoplasmose. Se der positivo para os anticorpos significa que já teve a doença e está imune. Se não tiver os anticorpos não estará imune, portanto fique longe dos gatos.
-Sífilis (sangue): se der positivo , iniciará o tratamento imediatamente podendo prevenir algum dano ao bebê durante a gestação.
-Hepatite B (sangue): se der positivo a mãe será tratada imediatamente e o bebê logo após o nascimento.
-HIV/AIDS (sangue): Se a mãe for HIV positivo poderá transmitir o vírus para o bebê, portanto algumas medidas devem ser tomadas principalmente no parto.
-Urocultura (urina): detecta infecção urinária.
-Urina Tipo 1 e 2 (urina): Detecta problemas renais e a presença de proteína na urina.
-Creatinina: Avalia a função renal.
Estes exames são os mais comuns no inicio da gravidez, mas seu médico poderá pedir outros em seu período de gestação, caso sinta necessidade.
Outro exame que os médicos pedem é o ultrassom, que através de suas ondas sonoras torna-se possível visualizar o feto e o útero da mãe. Ele pode ser feito através de uma sonda que é colocada dentro da vagina da mulher, e é chamado de transvaginal. Este normalmente é realizado no primeiro trimestre da gestação, pois a sua sonda chega mais perto do bebê e sua visualização é melhor.
Também pode ser feito o ultrassom abdominal. Para isso é espalhado um gel na barriga da mãe e o médico movimenta um aparelhinho chamado transdutor em todo o seu abdome. As imagens vão aparecer no computador do médico e também, na maioria dos casos, numa televisão onde a mãe poderá observar seu bebê. É normalmente realizado no segundo trimestre e no final da gestação.

Tanto um quanto o outro não apresentam riscos nem para você e nem para o bebê e também não dóem. Muito pelo contrário, é muito eficiente para os médicos para que eles possam ter informações do que está ocorrendo dentro da sua barriga e com seu bebê.
O ultrassom indica a data provável do parto através do tamanho do seu bebê, mas não se esqueça que é uma data aproximada e serve para balizar as condutas.
Antes da quinta semana de gravidez ainda não dá para ver o bebê, mas depois disso já é possível ouvir seu coração. Me emocionei todas as vezes que ouvi o coraçãozinho dos meus filhos batendo. E em torno de 20 semanas já dá para saber o sexo do seu bebê através do ultrassom .
Nesta época também normalmente é feito o ultrassom morfológico, onde é possível verificar se há alguma anomalia, através da avaliação da anatomia detalhada do feto. Normalmente depois deste exame a mãe consegue relaxar mais e começa a focar em outras coisas, como enxoval, quarto etc.
Você já foi à consulta com seu ginecologista? Já deu o primeiro passo na sua gestação? Fale como foi sua consulta nos comentários.
                                                   
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário